Liga das Micronações

De Sistema Geral de Informação
Ir para: navegação, pesquisa
Liga das Micronações
Lm 100x.png
fundada em 21 de fevereiro de 2014
Secretariado Wilhelm Ludwig
Assembleia-Geral vago
Membros Plenos

Ex-Membros

23px-paisesbaixos.png Países Baixos (extinto)
23px-rupa.png Portugal e Algarves (voluntário)
23px-badakh.jpg Badakhshan (extinto)

A Liga das Micronações é uma organização intergovernamental micronacional, sendo atualmente a única agremiação deste caráter em atividade no subsistema lusófono de micronações.

Índice

Histórico

Precedentes

A assinatura do Pacto Peregrino entre Alemanha, Itália e Pathros em 1º de julho de 2012 estabeleceu a primeira tentativa, em anos, de se consolidar uma prática comum de política externa, voltada para a manutenção da qualidade dos projetos micropatriológicos inseridos na comunidade internacional.

A ausência de uma organização intergovernamental desde os idos de 2006, após o encerramento da Organização das Micronações Unidas, marcava a pauta de debates desses três países de forma recorrente. Em particular na Alemanha, onde o objetivo de se estabelecer uma nova organização era política de estado[1], e na Itália, a ideia de se fundar um novo organismo multilateral tomou fôlego a partir da assinatura desse documento.

Em 2013 o Governo alemão elaborou documento intitulado Parceria Pelo Desenvolvimento (PPD), que tratava dos desafios do micronacionalismo moderno e finalizava com a sugestão de fundação da Liga das Micronações. O PPD foi circulado, à época, para diversos governos e autoridades, e aos poucos se construiu o ânimo para a criação de um novo fórum internacional.

Fundação

No primeiro bimestre de 2014 ocorreram inúmeras conversas bilaterais entre diversos governos micronacionais, que acabaram por dar consequência à Liga das Micronações, que foi efetivamente fundada em 21 de fevereiro de 2014 por seus seis membros originais: o Império Alemão, o Reino da Itália, o Reino dos Países Baixos, o Reino de Pathros, o Reino Unido de Portugal e Algarves e o Sacro Império de Reunião. A República de Porto Claro foi convidada pelo governo da Alemanha a integrar o momento de fundação da organização, mas se absteve de responder ao convite.

Atualidade

Primeira Sessão

Primeira Sessão
Secretário-Geral 23px italia.jpg Francesco Pellegrini
Presidente ASG 23px-alemanha.png Wilhelm Ludwig
21 de fevereiro a 10 de maio de 2014

A Primeira Sessão da Assembleia-Geral foi presidida pela Alemanha, na pessoa do Kaiser Wilhelm Ludwig, e a Liga foi chefiada pelo rei da Itália, no posto de Secretário-Geral. Em primeiro lugar, aprovou-se resolução que obrigava a todos os signatários do Ato de Fundação a submeter seus respectivos instrumentos de ratificação, como forma de confirmar sua associação à organização. Esse foi um importante passo para consolidar a segurança jurídica dos membros da Liga.

Na sequência, passou-se a discutir a Carta da Liga das Micronações, que viria a servir de documento efetivamente constitucional da organização, regulamentando seus órgãos e atividades principais, e que acabou aprovada de forma unânime pela Assembleia-Geral.

Segunda Sessão

Segunda Sessão
Secretário-Geral 23px-alemanha.png Wilhelm Ludwig
Presidente ASG 23px italia.jpg Miguel Aldobrandeschi
11 de maio de 2014 a 16 de fevereiro de 2015

Durante a Segunda Sessão, a Assembleia-Geral criou o Departamento de Imprensa da Liga, através do Regulamento nº 003-14/ASG. Este mesmo documento também estabeleceu o Observatório Micronacional, periódico a ser publicado pela organização.

Além disso, a Liga criou normas para admissão de pessoal técnico e administrativo, com o objetivo de dar apoio à consecução dos objetivos da organização.

A inatividade da presidência nessa Sessão, que havia iniciado em maio de 2014, levou a organização a um logo período de inatividade, que foi encerrado somente em fevereiro de 2015.

Terceira Sessão

Terceira Sessão
Secretário-Geral 23px-alemanha.png Wilhelm Ludwig
Presidente ASG 23px-reuniao.jpg Pedro de Sousa Lima
17 de fevereiro a 18 de abril de 2015

Quarta Sessão

Quarta Sessão
Secretário-Geral 23px-alemanha.png Wilhelm Ludwig
Presidente ASG 23px-badakh.jpg Jaffar Shah
19 de abril de 2015 - 12 de junho de 2015

Quinta Sessão

Quinta Sessão
Secretário-Geral 23px-reuniao.jpg Rodrigo Mariano
Presidente ASG 23px-pathros.gif Gustav Graves
13 de junho de 2015 - 14 de agosto de 2015

Sexta Sessão

Sexta Sessão
Secretário-Geral 23px-petroburgo.png Giancarlo Zei
Presidente ASG 23px-alemanha.png Wilhelm Ludwig
14 de agosto de 2015 - presente

Notas

  1. Império Alemão. Diretrizes Gerais e Políticas das Relações Diplomáticas do Reich. 2005
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas